AYLA® com gás ajuda a perder peso, conforme apontaram reportagens recentes que repercutiram um relatório publicado na revista científica BMJ Nutrition, Prevention & Health do qual, cientistas do Japão descobriram porque beber água com gás ajuda a diminuir a glicose e provoca perda de peso.
Confira abaixo duas delas:
Terra > Vida & Estilo > Saúde
Água gaseificada, mais conhecida como água com gás, é uma bebida que contém dióxido de carbono (CO₂) dissolvido. Recentemente, cientistas começaram a explorar os possíveis benefícios e desvantagens desse tipo de água para a saúde, incluindo seu impacto na perda de peso.
De acordo com um relatório publicado na revista científica BMJ Nutrition, Prevention & Health, o consumo de água com gás pode auxiliar indiretamente na perda de peso. O estudo aponta que o CO₂ presente na bebida estimula a quebra de glicose e o aumento da absorção desse açúcar pelas hemácias (glóbulos vermelhos), processos que podem contribuir para a redução dos níveis de glicose no sangue.
O relatório descreve como o consumo de água com gás pode estar relacionado ao controle de peso. Primeiramente, beber essa bebida pode aumentar a sensação de saciedade, o que pode levar a uma menor ingestão de alimentos. Além disso, os cientistas observaram uma possível relação entre o consumo da água gaseificada e a redução dos níveis de glicose no sangue, embora os mecanismos exatos dessa interação ainda não estejam completamente esclarecidos.
Após ingerir a água com gás, o CO₂ presente nela é absorvido pelas paredes do estômago e entra na corrente sanguínea. Nas hemácias, uma enzima chamada anidrase carbônica converte o CO₂ em bicarbonato, tornando o ambiente interno das células menos ácido. Essa mudança de pH estimula a glicólise, um processo metabólico no qual as hemácias quebram a glicose para produzir energia.
De acordo com Akira Takahashi, autor do estudo e membro do Centro de Diálise do Hospital Tesseikai de Neurocirurgia, no Japão, esse processo promove o consumo de glicose pelas hemácias, o que pode, temporariamente, reduzir os níveis de glicose no sangue e contribuir para a perda de peso.
O relatório conclui que a água com gás, por si só, não deve ser considerada uma estratégia para emagrecimento. A perda de peso eficaz ainda depende de uma dieta equilibrada e da prática regular de exercícios físicos. Além disso, a moderação no consumo da bebida é recomendada, já que ela pode causar desconfortos digestivos e interferir em medições de glicose no sangue.
Fonte > Beber água com gás pode ajudar na perda de peso, diz estudo
terra.com.br/vida-e-estilo/saude
Cientistas do Japão descobriram porque beber água com gás ajuda a diminuir a glicose e provoca perda de peso.
Renata Dias > Só Notícia Boa > R7
Água com gás é melhor do que se pensava. Pesquisadores descobriram que ela ajuda a diminui a glicose no organismo e pode ajudar na perda de peso. É que o dióxido de carbono entra na corrente sanguínea, atinge os glóbulos vermelhos, muda o pH e torna o sangue um pouco mais alcalino.
Com essa transformação, os glóbulos vermelhos conseguem absorver mais açúcar, ou glicose, diminuindo seu nível de açúcar no sangue. Esse processo ajuda no metabolismo.
A descoberta é de cientistas do Hospital de Neurocirurgia Tesseikai, no Japão, e foi publicada na revista BMJ Nutrition, Prevention & Health.
Segundo os pesquisadores, a absorção da água gaseificada por intermédio do revestimento do estômago poderia levar à alcalinização do dióxido de carbono (CO₂) contido na água.
E este mecanismo poderia levar a um aumento do metabolismo e acelerar a absorção da glicose, favorecendo indiretamente a perda de peso.
Os pesquisadores afirmam que não é uma opção milagrosa para controlar a glicose nem tampouco emagrecer.
Segundo eles, para ambos os casos, o melhor é seguir uma dieta equilibrada e fazer atividades físicas regularmente.
Fonte > Beber água com gás diminui glicose, acelera metabolismo e faz perder peso, descobrem cientistas
sonoticiaboa.com.br/saude